Espécies cultivadas

Pupunha

Bactris gasipaes

Safra: junho e julho.

A pupunha é uma das 09 palmeiras que estão sob cultivo na Fazenda Sucupira. Atualmente a pupunha mais conhecida pelo palmito, que chegou ao mercado em substituição ao palmito doce – de jussara, juntamente com o palmito de açaí. Entretanto, seus frutos são saborosos e nutritivos, e seu consumo tradicionalmente ocorre na região amazônica e parte do nordeste.

Esta palmeira pode chegar a 20 metros de altura e é perfilhada, ou seja, possui mais de um estipe e forma touceiras naturalmente. A pupunha é originária do noroeste da Amazônia, e considerada a única palmeira neotropical domesticada, trabalho realizado ao longo de centenas de anos pelas tribos indígenas, que buscaram as variedades com menos espinhos e frutos mais carnosos. Além de serem muito mais saborosos que o palmito, a produção é perene (para a retirada do palmito é necessário cortar a palmeira) e eles também são muito mais nutritivos: 3,5% de proteína, 27% de lipídios e alto teor de carotenoides com alta biodisponibilidade.

Abaixo, segue um quadro com as espécies de palmeiras atualmente cultivadas:

Integramos a pupunha em nossas agroflorestas como fonte de alimento para nós e os outros animais, e estudamos a possibilidade dos frutos constituírem a base energética das rações para aves e porcos, substituindo o milho.

 

 

Produção de mudas: via sementes, que germinam em até 6 meses. Importante escolher os frutos das variedades com menos espinhos e frutos maiores.

Início da produção: para palmito: 2 anos; para frutos: 5 anos. Para palmito os estipes são deixados com até 1,7metro de altura, quando são cortados. Sob esse tipo de manejo a touceira alcançaria o volume ocupado por uma touceira de banana prata, por exemplo. Para frutos, a touceira pode ficar mais robusta e a atura deve ser limitada à permitir a colheita dos cachos.

Referências:

 - Kinnup, Valdely Ferreira; Lorenzi, Harri. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo, Instituto Plantarum e Estudos da Flora, 2014.

- Lorenzi, Harri; Noblick,  Larry; Kahn, Francis; Ferreira, Evandro. Arecaceae (palmeiras). Nova Odessa, SP; Instituro Plantarum, 2010.

Pupunha - Bactris gasipaes

Jussara (estipe solitário e perfilhada) - Euterpe edulis (espécie ameaçada)

Açaí - Euterpe oleracea

Coco - Cocos nucifera

Pati - Syagrus bothryophora

Mané-veio - Bactris ferruginea

Ticum - Bactris sp.

Buri - Allagoptera caudescens

Dendê - Elaeis guianensis

Valença, Bahia - Brazil

sucupiraagroflorestas@gmail.com

© 2017 por Sucupira Agroflorestas