Fazenda Sucupira

Localizada na Serra do Abiá, em Valença - BA, a Fazenda Sucupira é onde conduzimos a agrofloresta. A fazenda possui aproximadamente 80 hectares que dividimos em talhões e diversos sítios de manejo. 

 

Os sistemas agroflorestais desenvolvidos na fazenda pretendem alcançar alta divesidade e sustetabilidade, valorizando espécies nativas e contribuindo para a conservação da Mata Atlântica.

Viver da agrofloresta
Pensamos que além de fornecer segurança alimentar as agroflorestas podem ser muito lucrativas. Por isso trabalhamos com um conjunto de espécies variado e dinâmico, formando ciclos de cultivo. Isso permite que haja produção durante todo o ano e que o sistema seja manejado em fases marcadas pelos períodos de colheita e pelas alterações na estrutura da vegetação (fechamento de dossel, picos de produção, abertura de clareiras, etc.) e da produtividade ao longo de cada ciclo.
Sem veneno
Não praticamos queimadas, e não realizamos a aração ou gradagem dos solos na fazenda. O manejo da vegetação é feito por meio de roçadas, coroamentos e podas, e o material verde resultante dessas práticas é deixado no local, cobrindo o solo. Estamos em transição para o cultivo orgânico. 
Respeito ao ambiente
Normalmente, a supressão total de vegetação seguida de outras práticas, é utilizada para "preparar" a área na implantação de silviculturas. Na fazenda o preparo das áreas é realizado apenas nas faixas de plantio por meio de roçadas e aberturas dos berços para as mudas. Dessa forma, a vegetação existente permanece nas entrelinhas, protegendo as mudas de ventos intensos e fornecendo sombra. A matéria verde resultante da roçada é deixada no local, protegendo o solo.

Valorização e domesticação de espécies nativas
Abiu, jabuticaba, juçara, pitanga... todas frutas nativas dificilmente encontradas para compra nos mercados. Essas e muitas outras fazem parte dos consórcios da agrofloresta na fazenda, tanto com o objetivo de conservar a rica biodiversidade brasileira quanto de disseminar o conhecimento sobre elas por meio do consumo. O cultivo de espécies nativas para diferentes finalidades contribui para o entendimento e maior conhecimento das mesmas e seus produtos.

Ser agricultor
Nós cultivamos, não somente administramos ou produzimos. Acompanhamos de perto todas as atividades na fazenda e colocamos nossas mãos na terra.

Valença, Bahia - Brazil

sucupiraagroflorestas@gmail.com

© 2017 por Sucupira Agroflorestas